sábado, 22 de janeiro de 2011

O VALOR DE UMA DONA DE CASA




Um homem chegou em casa, após o trabalho, e encontrou seus três filhos brincando do lado de fora, 
ainda vestindo pijamas.
Estavam sujos de terra, cercados por embalagens vazias de comida entregue em casa.
A porta do carro da sua esposa estava aberta.
A porta da frente da casa também.
O cachorro estava sumido, não veio recebê-lo.
Enquanto ele entrava em casa, achava mais e mais bagunça.
Na sala de estar, a televisão ligada berros num desenho animado qualquer, e o chão estava
atulhado de brinquedos e roupas espalhadas.
Na cozinha, a pia estava transbordando de pratos; ainda havia café da manhã na mesa, a geladeira 
estava aberta, tinha comida de cachorro no chão e até um copo quebrado em cima do balcão.
Assustado, ele subiu correndo as escadas, desviando dos brinquedos espalhados e de peças de roupa suja.

Será que a minha mulher passou mal? ele pensou.
Será que alguma coisa grave aconteceu?
Daí ele viu um fio de água correndo pelo chão, vindo do banheiro.
Lá ele encontrou mais brinquedos no chão, toalhas ensopadas, sabonete líquido espalhado por toda parte
e muito papel higiênico na pia.
A pasta de dente tinha sido usada e deixada aberta e a banheira transbordando água e espuma.
Finalmente, ao entrar no quarto de casal, ele encontrou sua mulher ainda de pijama, na cama, 
deitada e lendo uma revista.
Ele olhou para ela completamente confuso, e perguntou:
Que aconteceu aqui em casa?
Porque toda essa bagunça?
Ela sorriu e disse:
- Todo dia, quando você chega do trabalho, me pergunta:
- Afinal de contas, o que você fez o dia inteiro dentro de casa?
- Bem... Hoje eu não fiz nada, FOFO !!!!
Donas de casa vocês valem muito, e eu tenho certeza que a dona de casa que leu o livro Ágape
sabe que o marido pode não reconhecer, nem os filhos, nem as filhas, mas elas não fazem para elas,
elas fazem por Cristo, porque no Ágape elas entendem que o verdadeiro valor não é financeiro,
muito menos amoroso, mas sim o verdadeiro amor ( Ágape ). Leia!

Resistência Humana...

Ontem estava naquela ansiedade de sempre, com aquelas dúvidas e incertezas que me assombram, quando recebi um comentário da minha frase no msn de um primo  distante, que quase nem temos contatos, mas ele foi o escolhido por Deus naquele momento pra me mandar a seguinte mensagem...
"Nossa resistência é humana, mas nossa força é divina" é uma frase curta, mas com um significado enorme ...
Obrigada primo Carlos ! 

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Jesus eu confio em vós!

A nossa fraqueza atrai a fortaleza de Deus

201210
Quanto mais reconhecemos a nossa fraqueza, tanto mais atraímos o olhar misericordioso de Deus sobre nós, porque o Senhor veio a este mundo para os fracos e pecadores, para os doentes e necessitados, como Ele mesmo disse: “As pessoas que têm saúde não precisam de médico, mas só as que estão doentes. Eu não vim para chamar justos, e sim pecadores” (Mc 2,17).
Nós não estamos sozinhos nesta vida, porque o Senhor está conosco todos os dias, todos os instantes e está sempre pronto a nos socorrer em nossas necessidades, portanto, “aproximemo-nos então, com toda confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno” (Hb 4,16).
Senhor Jesus, obrigada porque Tu és o Deus conosco.
Jesus, eu confio em Vós!

sábado, 15 de janeiro de 2011

Sobre a Síndrome Megalencefalia Leucoencefalopatia com cistos subcorticais

Megalencephalic Leucoencefalopatia     
com cistos subcorticais

 

Diagnóstico Clínico

O diagnóstico de leucoencefalopatia megalencephalic com quistos subcortical (MLC) pode ser feita com a confiança em indivíduos com quadro clínico típico e característico de anormalidades ressonância magnética de crânio (RM) [ van der Knaap et al 1995 ,Singhal et al 1996 , Topcu et al 1998 ].
Achados clínicos típicos
·           Macrocefalia está presente ao nascimento ou (mais comumente) desenvolve durante o primeiro ano de vida em todos os indivíduos. Após o primeiro ano de vida, taxa de crescimento da cabeça torna-se normal, o crescimento segue uma linha geralmente acima e paralelo ao percentil 98.
·           Desenvolvimento inicial é normal ou levemente retardado. A maioria (não todas) as crianças conseguem andar.
·           Retardar a deterioração da função motora com ataxia cerebelar, espasticidade leve geralmente se inicia na infância ou mais tarde. A maioria dos afetados crianças se tornam dependentes de cadeiras de rodas em sua adolescência.
·           Discurso pode tornar-se cada vez mais disártricos, disfagia pode se desenvolver.
·           Algumas pessoas têm dificuldades de movimento extrapiramidais com distonia e atetose, geralmente como uma descoberta tardia. Os tiques podem ocorrer.
·           declínio mental ocorre mais tarde e é muito mais suave do que o declínio motor.
·           Alguns afetados indivíduos desenvolvem problemas comportamentais.

História Natural

Até à data, macrocefalia tem sido observada em todos os indivíduos com geneticamente confirmada leucoencefalopatia megalencephalic com quistos subcortical (MLC) [ van der Knaap et al 1995 , Goutieres et al 1996 , Singhal et al 1996 , Topcu et al 1998 , Ben-Zeev et al 2001 ]. Pode apresentar-se ao nascimento, mas mais freqüentemente se desenvolve durante o primeiro ano de vida. O grau de macrocefalia é variável, que pode ser tão grande quanto 4-6 DP acima da média em algumas afetados indivíduos.Após o primeiro ano de vida, taxa de crescimento da cabeça normaliza, o crescimento segue uma linha paralela ao percentil 98.
desenvolvimento mental e motor inicial é normal na maioria dos casos e levemente atrasado em alguns. Além da macrocefalia progressiva, o primeiro sinal clínico é geralmente demora na caminhada. Andar a pé é frequentemente instável, ea criança cai com freqüência. Posteriormente, lenta deterioração da função motora é observado ao longo dos anos com o desenvolvimento de ataxia do tronco e extremidades. Sinais de disfunção piramidal estão atrasados e menores e são dominados pelos sinais de ataxia cerebelar.O tônus muscular tende a ser baixa, com excepção de alguns hipertonia tornozelo. reflexos de estiramento do tendão funda-se vivo, e os sinais de Babinski se tornar aparente. Aos poucos, a capacidade de caminhar de forma independente está perdido, e muitas crianças tornam-se completamente dependente de cadeira de rodas, no final da primeira década ou na segunda década de vida.
Quase todas as crianças com epilepsia desde o início [ Yalcinkaya et al 2003 ], em geral, facilmente controlada com medicação.
deterioração mental é tarde e suave. Diminuir o desempenho escolar torna-se evidente durante os últimos anos da escola primária.Em uma minoria de indivíduos, as capacidades intelectuais são levemente diminuído nos primeiros anos. Alguns indivíduos desenvolvem problemas comportamentais [ Sugiura et al 2006 ]. Discurso torna-se cada vez mais disártricos e disfagia podem se desenvolver. Alguns indivíduos apresentam anormalidades movimentos extrapiramidais com distonia e atetose. Alguns indivíduos desenvolvem tiques [ Sugiura et al 2006 ].
Menor trauma na cabeça pode induzir a deterioração temporária em alguns indivíduos, mais freqüentemente observada como convulsões ou estado de mal epiléptico, inconsciência prolongada, ou a deterioração motora aguda com melhoria gradual [ Bugiani et al 2003 ].
Algumas pessoas têm um curso clínico mais grave e manter a sua capacidade de caminhar de forma independente apenas para alguns anos, ou nunca conseguem andar.
Algumas pessoas têm um curso clínico mais benigno e, ainda na adolescência, só tem macrocefalia. Alguns mantêm a capacidade de caminhar de forma independente em seus quarenta anos.
Como a doença tem sido conhecida por um tempo relativamente curto, existe pouca informação disponível sobre a esperança média de vida. Algumas pessoas que morreram durante sua adolescência ou vinte anos, outros estão vivos em seus quarenta anos.

·           A maioria das pessoas têm ataques epilépticos, que geralmente são facilmente controlada com medicação, porém, alguns status epilepticus experiência.
·           Menor trauma na cabeça pode induzir a deterioração temporária em alguns indivíduos, mais freqüentemente observada como convulsões, inconsciência prolongada, ou a deterioração motora aguda, com melhora gradual.

 

As avaliações após o diagnóstico inicial

Para estabelecer a extensão da doença em um indivíduo com diagnóstico de leucoencefalopatia megalencephalic com quistos subcortical (MLC), as avaliações seguintes são recomendadas:
·           O exame neurológico
·           O cérebro MRI
·           Fisioterapia / avaliação de terapia ocupacional
·           Avaliação da disfunção cognitiva (testes neuropsicológicos)

Tratamento das manifestações

A terapia de suporte inclui o seguinte:
·           Os medicamentos anti-epiléptica (DAE), se as crises epilépticas estão presentes
·           A fisioterapia para melhorar a função motora
·           A educação especial
·           Fonoaudiologia como necessário

Prevenção de complicações secundárias

Menor trauma na cabeça pode levar à deterioração motora temporária ou, raramente, coma. Vestindo um capacete deve ser considerado para situações que envolvem risco de traumatismo craniano.

 

Agentes / circunstância, para evitar

Menor trauma na cabeça pode levar à deterioração motora temporária ou, raramente, coma. Por esta razão, esportes de contato e outras atividades com elevado risco de trauma na cabeça deve ser evitada.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

SARAH RIO - já está cadastrando para atendimento...

O HOSPITAL SARAH RIO, especializado em neuroreabilitação, inaugurado no dia 01 de maio de 2009, na Barra da Tijuca, já está cadastrando para atendimento, novos pacientes adultos e crianças com as seguintes patologias:

· Crianças com atraso do desenvolvimento motor
· Sequela de traumatismo craniano 
·  Sequela de AVC
· Sequelas de hipóxia cerebral
· Má-formação cerebral
· Sequela de traumatismo medular
· Doenças medulares não traumáticas como mielites e mielopatias
· Doenças neuromusculares como miopatias, neuropatias periféricas hereditárias e adquiridas, amiotrofia espinhal
· Doença de Parkinson e Parkinsonismo
· Ataxias
· Doença de Alzeihmer e demências em estágio inicial
· Esclerose múltipla
· Esclerose lateral amiotrófica em estágio inicial
· Mielomeningocele
· Espinha bífida
· Paralisia facial
· Paralisia cerebral

O atendimento é totalmente gratuito.
O cadastro para atendimento de novos pacientes é feito exclusivamente pelos telefones:  21 3543-7600  21 3543-7600 e 21 3543-7601/2, das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. http://www.sarah.br/

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Olhar de Cristo

Por vezes, na labuta do dia a dia, nos embates da vida cotidiana, mesmo quando temos em nós os mais elevados e sublimes ideais, mesmo quando educamos com nosso esforço e dedicação a razão, nos sentimos vulnéraves, como que frágeis crianças perdidas dos pais.
Queremos ter força e apenasconseguimos reconhecer a própria fraqueza.
Queremos crer, mas nos deixamos levar pela desilusão e armargura.
Anciosos por viver nossas esperanças de felicidade, nos curvamos às dores .
E então nos invade o inimigo da solidão.
Quando assim sentir, ultilize o seu impulso de vontade, alimente sua fé
Lute para não duvidar da misericórdia.
Lute para sentir a benção da vida .
Olhe para a promessa da vida que é o explendor da aurora do dia.
Abra sua audição à sinfonia dos pássaros que encatan ao nascer do dia.
Lembre-se da divina brisa fresca das manhã a lhe acariciar a face.
Lembre-se das chuvas finas que acalentam os nossos corações cansados.
Sinta o afetuoso calor do sol que nos toca, sem contrapartida a pele
Olhe para a magia artística dos dourados crepúsculos dos finais de tarde.
Compartilhe dos raios azul-pratiados da encantador lua a vagor pelo céu.
Poi lembremos sempre:
Somos criaturas em meio à criação.
E nela devemos nos inspirar, descobrir o afeto oculto meio à lei divina.
Inspirar-nos no elevado, quando impulsionados às nossa quedas, permitindo que nosso
ser a isso tudo consiga sentir.
E, assim, descobrir que por detrás disso tudo existe um eterno olhar.
Olhos onde brilha o amor de quem venceu as amarguras terrenas.
Olhos que guardam uma velha e sagrada promessa, um pacto de esperança que nos dá a força que por vezez nos falta.
O firme e doce olhar do Cristo, a inquietar nossa razão, a consolar os nossos corações.
                                                                               Gilberto Brandão Macon


quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Mais uma graça alcançada

Este ano já fomos contemplados com uma graça...
Há um ano e meio , meu pequeno estava tendo espasmo que ficavam cada vez mais frequentes e mais fortes, um dos ultimos foi o mais forte, ele contraia o corpo do lado direito, ficava com a boquinha roxa, com o corpo todo arrepiado e engasgava com a saliva...Eu na hora tinha toda força do mundo até reanimá-lo,mas depois quem desfalecia era eu...Me jogava ao chão em lágrimas clamando por piedade , que Nosso Senhor libertasse meu pequeno desse mal.
Minha mãe na simplicidade dela  me contou que na virada do ano, exatamente a meia noite , ela ajoelhou-se e pediu para que Deus libertasse o Augusto das convulções.
E foi nessa corrente de mãe, pai, vovó, tia-dinha, e muitos outros intercessores que alcançamos mais essa graça...
Os espasmos desapareceram, depois de muitas tentativas com  medicamentos, aumentos nas dosagens. Jesus com seu amor de Pai e seu doce olhar e nos concedeu mais essa graça .